top of page

O QUE É A CARIDADE PARA VOCÊ?


O que é caridade para você? Você é apegado a caridade que faz? Você impõe a sua caridade? Quando você doa algo, simplesmente doa ou faz alguma exigência de como a doação tem que ser utilizada? Você doa no anonimato ou deseja ser reconhecido pelo que faz?

Estamos na época do Natal, um momento onde algumas pessoas se sentem tocadas pelo sentimento da solidariedade, época que muitos tentam fazer uma limpeza nos armários com o objetivo de fazer doação. Algumas pessoas confidenciam que no momento da escolha do que vai ser doado, nasce, subitamente, um grande apego pelo objeto que as vezes já está sem uso há anos, e que a pessoa faz uma avaliação monetária e chega a conclusão que não pode doar....isto já aconteceu com você?

Outra situação que já presenciei, é que as vezes, alguns de nós tem tanto apego, que é apegado também ao que doa, ou seja, não deixa as coisas fluírem.

Certa vez presenciei uma doadora chegar a um Abrigo de crianças, que na época tinha 130 acrianças acolhidas, e pediu para ver algumas bonecas que ela havia doado dois anos antes, embora o brinquedo doado tenha sido de excelente qualidade, é óbvio que não foram encontradas, mesmo porque, algumas crianças ao se desligarem do Abrigo levavam consigo alguns objetos e brinquedos que gostavam, mas, mesmo com estas explicações, a doadora demostrou grande tristeza por não encontrar as tais bonecas que foram tão caras e fez algumas insinuações maliciosas.

Que lição podemos tirar deste fato? Quais reflexões devemos fazer? Isto acontece com você leitor? O que é caridade para você?

No Livro dos Espíritos, tem um capítulo que o título é Lei de Justiça, Amor e Caridade, o que nos chama a atenção, pois os benfeitores deixam emparelhadas estas três luzes, então como você definiria estas três palavras: o que é Justiça? Amor? E o que é Caridade? Justiça, é não fazer para o outro o que você não quer que te façam. Amor, é fazer para o outro o bem que você gostaria que lhe fizessem. Caridade, é fazer o bem sem olhar a quem, é servir e passar!

No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 11, o item 13 tem o título: A Fé e a Caridade, ditada por Um Espírito Protetor, que diz “Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não é necessário nem o sacrifício do mártir, nem o sacrifício da vida, mas única e simplesmente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar sempre, e se a fé for a vossa sustentação.”

Querido leitor, vamos juntos, neste momento natalino, quando a vibração de amor se faz presente, vamos orar rogando a Jesus que nos envolva nas vibrações da caridade, do desapego, que nos ajude a enxergar o próximo como merecedor das nossas ações no bem, que Jesus nos ajude para que o orgulho não nos faça ter a tola ilusão que somos superiores, vamos juntos, a um só pensamento pedir a Jesus que cada um de nós seja despertado para a verdadeira caridade, que saibamos nos desapegar da matéria, e doar sem apego.

Que as vibrações da solidariedade do Natal envolva todos nós.

Artigo publicado na Revista dos Estudos Espíritas


  IMADEL NAS REDES  
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

A Doutrina Espírita é de natureza tríplice, pois abrange princípios filosóficos (é uma “filosofia espiritualista”1), científicos e religiosos ou morais. Daí Allan Kardec afirmar: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações.2

 

Tendo como referência essa orientação, o Espírito Emmanuel elucida: Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado […] como um triângulo de forças espirituais. A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu.”3 E acrescenta:

No seu aspecto científico e filosófico, a Doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam ao aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual. 3

 Em linhas gerais, o aspecto filosófico analisa a Criação Divina, explicando porque Deus criou o homem, qual é a sua origem e sua destinação, refletindo sobre as causas da felicidade e infelicidade humanas.

 

O aspecto científico fornece comprovações a respeito da natureza e imortalidade do Espírito; a influência exercida pelos Espíritos e o intercâmbio mediúnico estabelecido entre  encarnados e desencarnados. 

O aspecto religioso trata das consequências morais do comportamento humano, definido pelo uso do livre arbítrio e governado pela lei de causa e efeito.

A melhoria moral, orientada pelo Espiritismo, fundamenta-se nos preceitos doutrinários do Evangelho de Jesus,  considerado “modelo e guia da Humanidade” 4: “Para o homem, Jesus representa o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua  lei […].”4

Referências

  1. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Folha de Rosto.

  2. ____. O que é o espiritismo. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Preâmbulo.

  3. XAVIER, Francisco Cândido. O consolador. Pelo espírito Emmanuel. 28. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008. Definição.

  4. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2010, questão 625.

     

  PROCURAR POR TAGS  
Nenhum tag.
bottom of page