top of page

O Instituto Maria de Lourdes - IMADEL é uma associação civil sem fins lucrativos de cunho social, filantrópico e religioso, que há mais de 40 anos acolhe crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de risco social nos municípios de Guapimirim e Magé. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Maria de Lourdes tem por finalidade:

  • Promover a assistência social e moral do ser humano, levando-o a experienciar uma maior convivência e fortalecimento de vínculos familiares e sociais;
     

  • Estimular o progresso moral, social e espiritual do ser humano, levando-o a conviver e vivenciar o amor ao próximo, a paz, bem como sua transformação moral constante e permanente.
     

  • Promover o desenvolvimento econômico, social e combate à pobreza, oferecendo projetos que facilitem sua inclusão no mundo do trabalho;
     

  • Promover a educação, trabalhando para erradicar o analfabetismo da população, observando-se a forma complementar de participação das organizações sociais;
     

  • Promover a saúde de forma integral observando-se a forma complementar de participação das organizações sociais

  • Promover atividades ligadas a preservação do meio ambiente, esporte, lazer e cultura, estimulando a autoestima, desenvolvendo o sentido de cidadania e da dignidade;

  • Realizar estudos e pesquisas de cunho cientifica, filosófico e espiritual, produzindo e divulgando informações e conhecimentos relacionados a sua área de atuação.


 

  QUEM SOMOS  

  HISTÓRIA  

O Instituo Maria de Lourdes foi criado pela senhora Maria de Lourdes Barbosa Pinheiro em 22 de maio de 1993 com o nome Associação Beneficente Renascer.  Tinha como principais objetivos:

1

2

Abrigar, em sistema de casa lar, crianças e adolescentes dos sexos masculino e feminino na faixa de 0 a 18 anos.
 

Desenvolver nas comunidades do entorno do Vale das Pedrinhas um trabalho de apoio comunitário como: cursos profissionalizantes, reforço educacional e alimentar, além de atividades sociais e comunitárias.

Em 2005, com o falecimento de Dona Maria de Lourdes, o abrigo seria fechado, mas um grupo de amigos se uniu e assumiu a obra, enfrentando muitas dificuldades.

Posteriormente, em 2007, com ajuda deste grupo de amigos que foi fundamental para a sua restauração, a Instituição, em homenagem à sua grande fundadora, passa a ser intitulada Instituto Maria de Lourdes .

História
bottom of page