O Instituto Maria de Lourdes é apoiado pelo Centro Espírita Altivo Pamphiro.

Todos os direitos reservados | 2017


Saiba mais sobre o conteúdo deste site.

(21) 3630-0934

contato@imadel.org.br

HOJE VOCÊ DESEJOU DEUS OU MAMOM?

February 28, 2018

 

 

 

A quem você deseja servir: Deus ou Mamom?

No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 16, no Item 1 – “Nenhum servo pode servir a 2 senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de entregar-se a um e não fazer caso do outro, vós não podeis servir a Deus e às riquezas.”

 

Podemos começar com nossa primeira reflexão: Eu escolho a quem servir? Hoje, por exemplo, quantas vezes eu desejei Deus?    Quantas vezes eu desejei Mamom?
Neste capítulo do Evangelho cada item é um caso e Jesus soluciona cada caso com propostas diferentes.

 

Em cada caso há um sofrimento e uma busca da felicidade. A questão é: Em qual dos casos eu me enquadro? Quem sou?
Reflita: Eu quero ser feliz? O que é preciso?
Muitas vezes nós respondemos automaticamente que é difícil mudar, é difícil evoluir, é difícil.... Será que é difícil mesmo?


Kardec fez uma pergunta fundamental aos Espíritos, que eu a considero um remédio para a alma, que é a questão 909 – O homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços? Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes.  O que lhe falta é a vontade.   Ah! Quão poucos dentro vós fazem esforços!

 

No primeiro momento eu fiquei me perguntando o que é “sempre”, pois esta palavra na pergunta me fez pensar bastante, e concluir que muitas vezes dizer que é difícil é uma tentativa de se enganar e se acomodar sem ao menos tentar, estrangulando a vontade de se esforçar. Sempre é sempre, todo dia, a cada momento....sempre!!!

 

1º caso no capítulo: Um jovem rico que em busca da felicidade pergunta a Jesus: Que devo fazer para alcançar a vida eterna? E Jesus lhe ensina no final da conversa: Vende teus bens, dá aos pobres e segue-me. E o jovem retirou-se triste, pois esta não era a resposta que ele desejava.
Qual era a dificuldade do jovem? Apego.  Qual a solução proposta por Jesus: Desapego.
Interessante esta orientação, pois quando Zaqueu falou para Jesus que tinha vendido apenas a metade dos seus bens e dado aos pobres, Jesus concordou e não orientou ele dar tudo.

Porque a questão não é dar ou não dar aos pobres, o ensinamento é para refletirmos se possuímos dinheiro ou se somos possuídos por ele, não importa a quantidade que temos. Isto é que faz a diferença, pois o ideal é colocar Mamom a serviço de Deus.


2º caso aborda a avareza. Jesus narra uma parábola e a finaliza com uma pergunta: “Esta  noite virão buscar tua alma, e as coisas que tu ajuntaste, para quem serão? “  Este é um momento de parada para respondermos intimamente, e se eu morrer hoje? 


No livro Sob a Proteção de Deus, psicografia do Espírito Monoel P.Miranda, médium Divaldo Franco, no capítulo Treino para a Morte, há uma orientação interessante, como constatamos a seguir: “A realidade da morte está, portanto, presente na vida, e torna-se medida saudável e racional pensar-se sempre nela, no momento terminal, equipando-se de energias morais para o enfrentamento, a libertação.... Uma reflexão diária sobre a morte ajuda a partida de todos que, inevitavelmente, viajarão para o país de sua origem”

 

O 5o caso refere-se aos talentos, que podemos com lucidez investigar em nós quais são os nossos talentos.

 

 

Artigo publicado na Revista dos Estudos Espíritas

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  DESTAQUE  

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

  POSTS RECENTES  

10/11/2019

Please reload

  ARQUIVO  
Please reload

  PROCURAR POR TAGS  
Please reload

  IMADEL NAS REDES  
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle