O Instituto Maria de Lourdes é apoiado pelo Centro Espírita Altivo Pamphiro.

Todos os direitos reservados | 2017


Saiba mais sobre o conteúdo deste site.

(21) 3630-0934

contato@imadel.org.br

DOAÇÃO X DOAR-SE

February 20, 2018

 

 

 

Você é um doador? O que você gosta de doar? Você faz alguma doação com regularidade? 
Qual critério você usa para doar algo material? Você doa algo que está em uso ou desuso?
Você já se envolveu em alguma campanha? Doando ou se doando?


O que vem na sua mente quando a palavra é doar?
No dicionário, doação é: ato, processo ou efeito de doar alguma coisa. 
Doar-se, significa, entregar-se, demonstrar dedicação a uma causa ou pessoa.
Como está explicado no Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 13 item 4 – “Nas grandes calamidades, a caridade se manifesta e veem-se campanhas nobres e generosas para remediar os desastres. Mas, ao lado dessas tragédias gerais, existem milhares de tragédias particulares, que passam despercebidas...”. Com isto ficamos alertados destas milhares de tragédias particulares ao nosso lado, e podemos refletir: Eu percebo estas tragédias individuais?


Como a Doutrina Espírita é educadora e incentivadora, os espíritos nos mostram todos os meios para nossa evolução através de ensinamentos preciosos, sendo um deles “Fora da caridade não há salvação”. Então um outro brilhante exemplo nos é oferecido no Evangelho Segundo o Espiritismo neste mesmo item 4, quando é narrado o caso de uma senhora distinta: “Qual é seu nome? Onde mora? Ninguém o sabe. Para os infelizes, é um nome que não revela nada, mas é o anjo da consolação... Por que se veste de uma maneira tão simples? É que não quer insultar a miséria com seu luxo. Por que sua jovem filha a acompanha? É para ensinar-lhe como se deve praticar o bem. Sua filha também quer fazer a caridade, mas sua mãe lhe diz: “O que podes dar, minha filha, se nada tens de teu? Se te dou algo para dar aos outros que mérito terás? ...quando formos visitar os doentes, tu me ajudarás, já que cuidar deles é dar alguma coisa....aprende a fazer coisas úteis,... dessa maneira, darás algo que vem de ti”.”


Então esta mãe está doando em vida a maior e melhor herança para a filha, que é o ensinamento na prática, para a filha aprender a doar-se. Pois é neste processo de sentimento, de entrega, que sentimos o significado da frase de Jesus “Amar ao próximo como a si mesmo”, e a transformação moral e ética do nosso planeta, só poderá ser alterada para melhor quando todos agirmos desta forma.  E agora? Como devemos agir?


Podemos meditar na objetividade de Allan Kardec ao perguntar aos Espíritos, no Livro dos Espíritos na questão 799 – De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? E os orientadores espirituais respondem: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, o Espiritismo pode fazer com que os homens compreendam onde estão seus verdadeiros interesses... o Espiritismo ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.” Quando apenas doamos o supérfluo que está em desuso para nós, desejando mais ficar livre do objeto para obter espaço, estamos num olhar materialista. Quando doamos algo pensando no bem estar que vai gerar a outro, ou doando nosso tempo, nossas ideias, abraços, consolo, sentimentos, preces, etc, estamos numa prática espiritista.


A Doutrina é isto, é este movimento para a reflexão e ação...doando-se como doação.
Doando-se ao bem, doando-se ao próximo. 


Doando a si próprio a oportunidade de desabrochar a semente do amor.
Na sementeira de transformar vidas e construir um mundo melhor.
Nos doando, nos engajando em causas e ações do bem ao próximo, e que estas sejam solo fértil para dar oportunidades a outras pessoas de se doarem também.
Doar-se é ato de amor a si, ao próximo e a Deus, fechando na proposta triangular de Jesus “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

 

 

Artigo publicado na Revista dos Estudos Espíritas


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  DESTAQUE  

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

  POSTS RECENTES  

10/11/2019

Please reload

  ARQUIVO  
Please reload

  PROCURAR POR TAGS  
Please reload

  IMADEL NAS REDES  
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle