O Instituto Maria de Lourdes é apoiado pelo Centro Espírita Altivo Pamphiro.

Todos os direitos reservados | 2017


Saiba mais sobre o conteúdo deste site.

(21) 3630-0934

contato@imadel.org.br

EGOÍSMO X AUTO AMOR

February 13, 2018

 

 

Você é egoísta? Você se cuida? Você ama alguém? Você se ama?

 

Sabemos que o amor é a nossa bússola, pois o amor aponta o caminho da felicidade, da perfeição e da evolução espiritual. E o amor é o tema básico que nos impulsiona na escalada da evolução espiritual.

 

Diz a lenda que quando o evangelista João estava na ilha de Patmos, havia um homem que diariamente ia visitá-lo e sempre lhe fazia a mesma pergunta: O que Jesus ensinava? E o sábio João apenas lhes respondia: Jesus ensinava que nos amássemos uns aos outros. Após anos, o homem indignado com a repetição paciente, e após ouvir mais uma vez a mesma resposta, comentou irritado: Mas Jesus só ensinou isso, não ensinou mais nada!!? E João na sua compreensão crística respondeu: Quando nós aprendermos a amar, Jesus trará um novo ensinamento.

 

Ah! O amor!! Que sentimento é este!? Você já o sentiu nas fibras mais íntimas do seu ser? Já sentiu o amor real? O amor incondicional? Mas se existe o amor verdadeiro é porque também existe um amor falso, concorda? É mais comum sentirmos o sentimento do “amor posse” que reflete nossa imaturidade justificando no íntimo “eu amo porque é meu ou eu amo porque quero possuir”, e com certa frequência nos nossos momentos de distração podemos até confundir a proposta triangular de Jesus, quando ele ensina amar a Deus, ao próximo, como a nós mesmos, fechando assim um triângulo e que muitas vezes confundimos o amor a si mesmo, o auto amor com o egoísmo.

 

Ouvi certa vez o orador Divaldo Franco explicar a diferença entre auto amor e egoísmo e fiquei impressionada com a nossa capacidade em sabotar nossa evolução, e a explicação dada foi que; o egoista quer coisas para si, deseja pessoas para si, sem nenhum mecanismo de evolução, deseja apenas para atender seu capricho de querer, enquanto que no processo de auto amor, a pessoa elege o melhor para si, podendo as vezes abrir mão de coisas e de pessoas, elegendo sempre o bem estar emocional e espiritual.

 

Allan Kardec com o objetivo de ajudar a humanidade na caminhada, pergunta aos espíritos na questão 917-Qual o meio de destruir o egoismo? Quanto a resposta dada pelos Espíritos, sugerimos  que cada um de nós leia hoje ao deitar e faça uma reflexão individual e profunda  no processo de auto conhecimento.

 

Mas, na nota de Kardec nesta mesma questão, o mestre nos presenteia com frases que servem de remédio para a nossa alma, quando diz: “É preciso combatê-lo (o egoismo) como se combate uma doença epidêmica. Para isso, devemos proceder à maneira dos médicos: ir à origem…. Uma vez conhecidas as causas, o remédio se mostrará por si mesmo….Isso só acontecerá se o mal for atacado pela raiz, ou seja, pela educação; não pela educação que tende a fazer homens instruídos, mas a que tende a fazer homens de bem…Quando compreender que o egoísmo é responsável pelo orgulho, ambição cobiça,  inveja, ódio, ciúme, que o magoam a cada instante, que provoca a perturbação e as desavenças em todas as relações sociais e destrói a confiança, que o obriga a se manter constantemente na defensiva, e que, enfim, do amigo faz um inimigo, então compreenderá também que esse vício é incompatível com sua própria felicidade a até mesmo com sua própria segurança.”

 

Agora confiantes nas orientações do codificador, podemos começar uma pesquisa em nossa vida, começar a vasculhar, investigar e destruir algumas máscaras que por diversas circunstâncias criamos em nome do amor.  Uma pausa para a reflexão: Você sabe sobre a qualidade do seu amor? 

No quesito auto amor, onde Jesus fecha o triângulo, quais as provas que poderiamos dar para confirmar que nós nos amamos? Pois se Ele coloca este auto amor como referência para amarmos o próximo, então precisamos saber como funcionamos para caminharmos com segurança rumo a evolução, “para frente, sempre para frente e para o Alto!”conforme o amigo Léon Denis afirma.

 

Artigo publicado na Revista dos Estudos Espíritas

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  DESTAQUE  

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

  POSTS RECENTES  

10/11/2019

Please reload

  ARQUIVO  
Please reload

  PROCURAR POR TAGS  
Please reload

  IMADEL NAS REDES  
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle